terça-feira, 30 de outubro de 2007

Brasil x Finlândia (Ah se fosse no futebol....)

"Desembarquei hoje na Finlândia, terra dos campeões do Pisa. Claro, nem todo mundo sabe o que isso quer dizer. Campeão daqui, os brasileiros conhecem mesmo é Mika Raikkonen, que ganhou a temporada da Fórmula 1 em Interlagos, semana passada. Mas o Pisa é a maior e mais respeitada avaliação internacional feita com estudantes de 40 países pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a cada três anos. A única coisa em comum entre Brasil e Finlândia, quando se fala em Pisa, é que os dois representam extremos. A prova é aplicada a meninos e meninas de 15 anos e testa matemática, leitura e ciências. O Brasil ficou em último lugar nos exames mais recentes. Os finlandeses são os primeiros nos três assuntos.

Na Europa, se um país cai no ranking do Pisa, como aconteceu com a Alemanha, os pais protestam, os governos têm de dar explicações. O Brasil, que nem membro da OCDE é, faz a prova como convidado e a maioria nem sabe que ela existe.

Uma das minhas intenções nesse país gelado é descobrir as razões desse desempenho tão brilhante, que supera até a emergente Coréia. O que já sei (e que se for só isso já é mais que suficiente): aqui ninguém ganha nota em provas, a avaliação é contínua; as crianças aprendem até seis línguas na escola; o ensino é gratuito pra todo mundo, até na universidade; e boa parte dos currículos são focados em arte, música e esportes."

Fonte

Interessante a educação brasileira. Num dia em que se comemora a eleição do Brasil pra sediar a copa de 2014, me deparei com esse texto e não tive como não postar. Nada contra a copa, até torci pra que ela viesse, mas pelo menos vamos mostrar que temos um povo instruído. Receber o mundo inteiro com um povo humilde mas ignorante não dá mesmo.
Cá entre nós, ainda dizem q a educação melhorou...
Lamentável.

Nenhum comentário: